Já fez LIKE no TVI Notícias?

BE: «Não pode ser o Estado a agudizar» o desemprego

Relacionados

Pedro Filipe Soares diz que atual taxa é «inaceitável»

O Bloco de Esquerda mostrou-se, nesta terça-feira, preocupado com a possível dispensa de metade dos contratados a prazo na função pública, dizendo que o Estado não pode contribuir para o aumento da taxa de desemprego em Portugal.

«Não pode ser o Estado a agudizar aquela que é já uma taxa [de desemprego] inaceitável, insustentável, a maior de sempre na democracia portuguesa», defendeu o deputado Pedro Filipe Soares no Parlamento, após uma reunião de uma delegação do BE com o Governo sobre a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2013.

PUB

O bloquista disse que não houve do Governo um «número fechado» sobre eventuais dispensados, lembrando Pedro Filipe Soares que faltam cinco dias para a apresentação do OE e é importante que o Executivo «fale a verdade ao país», nomeadamente nos sacrifícios que serão exigidos aos cidadãos em 2013.

«Pela parte do Governo não vemos qualquer recuo na vontade de levar por diante estas medidas de austeridade. Não há aqui qualquer ideia para aliviar a carga fiscal, não há qualquer ideia para minorar os sacrifícios aos portugueses», considerou.

Pedro Filipe Soares acusou ainda o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, de «não dar a cara» pela realidade económica do país, criticando a ausência do governante na reunião de hoje, liderada por Miguel Relvas e que teve como objetivo apresentar ao BE, e restantes partidos, as linhas gerais do OE para o próximo ano.

Para os bloquistas, o documento consistirá num «flagelo económico e social» para Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas