Já fez LIKE no TVI Notícias?

Região Oeste: plano de investimentos em Março

Relacionados

Projectos visam compensar abandono da localização do aeroporto na Ota

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou esta quarta-feira que em Março estará concluído um plano de acção onde estarão identificados os projectos que visam compensar a região Oeste pelo abandono da localização do aeroporto na Ota, noticia a Lusa.

O ministro não concretizou os projectos, garantindo apenas que o plano terá «tudo o que é necessário para potenciar o desenvolvimento desta região, à luz de uma nova realidade».

PUB

Aeroporto: «4-3 ganha o Benfica»

AeroportoOta: dono de terrenos quer compensação

«Há que alterar e reconfigurar a estratégia de desenvolvimento para a região», mas «o aeroporto localizado em Alcochete não deixa de ter interferência, e não deixa de ser necessário articular a nova localização com esta região», declarou.

Mário Lino adiantou que o grupo de trabalho irá «trabalhar em várias frentes» em áreas como as «infra-estruturas, competitividade, equipamentos de saúde, educação, desenvolvimento económico e do turismo».

O ministro falava em Caldas da Rainha à saída de uma reunião com os 13 autarcas da Associação de Municípios do Oeste onde ficou definida a metodologia de trabalho para a elaboração do plano de acção.

No plano, disse o ministro das Obras Públicas, estarão «identificados os projectos, os montantes, as datas e as fontes de financiamento (...), a nossa ideia é ter também calendarizado também em termos de execução».

PUB

Para já «foi definida a forma de trabalhar e o calendário». A seguir serão criados grupos de trabalho com elementos do Governo e da Associação de Municípios do Oeste, tendo ficado marcada uma nova reunião para o mês de Fevereiro.

O presidente da Associação de Municípios do Oeste, Carlos Lourenço (PSD), mostrou-se satisfeito com a metodologia de trabalho e convidou o primeiro-ministro a estar presente na apresentação do plano estratégico do Oeste, documento que tem vindo a ser elaborado nos últimos anos pela equipa de Augusto Mateus.

A Associação de Municípios do Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

A decisão de criar o grupo de trabalho surgiu após o abandono da construção do aeroporto de Lisboa na Ota, no concelho de Alenquer, a 50 quilómetros a Norte da capital.

PUB

Relacionados

Últimas