Já fez LIKE no TVI Notícias?

Offshores do BPN devem 540 milhões de euros, denuncia PCP

Relacionados

Valor não se alterou nos últimos quatro anos, diz deputado comunista Honório Novo

As mais de 100 sociedades offshore do universo BPN/SLN devem ao banco 520 milhões de euros e 25 milhões de dólares, exatamente o mesmo valor que deviam há quatro anos, quando foi lançado o projeto «César», segundo o PCP.

«A administração Cadilhe, ainda em 2008, propôs-se a resolver a dívida significativamente elevada de um conjunto de mais de 100 offshore junto do BPN, com o denominado projeto César». Ao fim de quatro anos, está tudo na mesma», revelou esta terça-feira aos jornalistas Honório Novo, deputado do PCP.

PUB

O político falava à margem da audição (à porta fechada) de Mário Fragoso de Sousa, um dos elementos que compunha o grupo de trabalho criado em 2008 com o propósito de recuperar as dívidas que as offshore' tinham para com o BPN.

«Tínhamos a suspeita de que este grupo de trabalho pouco ou nada fizera. E os números que agora conhecemos provam que nada foi feito. Em 2008 estas offshore deviam ao BPN 520 milhões de euros e 25 milhões de dólares (cerca de 20,4 milhões de euros) e, quatro anos volvidos, a dívida permanece igual», afirmou Honório Novo.

«Não se recuperou nem um euro das offshore, pelo que se percebe a falta de eficiência deste projeto e deste grupo de trabalho», reforçou o deputado comunista.

O grupo de trabalho contava com cinco elementos: Quatro responsáveis do BPN (um administrador, primeiro José Lourenço Soares e depois Mários Gaspar, e três técnicos, entre os quais Mário Fragoso de Sousa), e o presidente da SLN (antiga dona do BPN).

PUB

Relacionados

Últimas