Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve: Passos não desincentiva mobilização

Primeiro-ministro reage a manifesto liderado por Mário Soares

O primeiro-ministro garante que não vai desincentivar a mobilização para a greve geral, mas pede aos portugueses para contribuírem com trabalho, numa reacção ao manifesto liderado por Mário Soares, que apela à acção dos cidadãos de esquerda.

«Nunca ninguém me ouvirá a decincentivar a mobilização, mas, se reconheço a importância de se exprimirem, também reconheço bem como é importante para Portugal encontrar uma saída para a crise que resulta do nosso trabalho», afirmou aos jornalistas.

PUB

Passos Coelho garante que está a «tentar mobilizar» os portugueses «para a acção de todos os dias contribuírem para a transformação da sociedade».

O primeiro-ministro considera que o antigo Presidente da República Mário Soares sabe como ninguém, por experiência própria, como é difícil aplicar programas de austeridade como o actual e como isso é indispensável.

«Ele sabe como é difícil aplicar este tipo de medidas, mas ele como talvez mais ninguém tem noção de como é indispensável produzir estas alterações para sairmos da situação em que estamos e cumprirmos com as obrigações externas que o país tem», afirmou.

Antes, Passos Coelho referiu que, como primeiro-ministro, Mário Soares «enfrentou pelo menos por duas vezes situações identicamente muito difíceis para Portugal, que envolveram empréstimos externos efectuados com o apoio do Fundo Monetário Internacional» e, «sobretudo da segunda vez, aplicou um programa extremamente restritivo e de austeridade».

PUB

Últimas