Já fez LIKE no TVI Notícias?

Túnel do Marão: Passos espera ter solução em meados de junho

Obras estão paradas há quase dois anos

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, avançou este sábado que «até meados deste mês» o Governo deverá ter uma solução para a obra do Túnel do Marão parada há quase dois anos.

Passos Coelho falava, em Bragança, no segundo dia de uma visita a Trás-os-Montes, respondendo às expectativas regionais de novidades sobre esta obra que vai permitir a ligação contínua do Porto a Bragança em autoestrada.

PUB

O primeiro-ministro adiantou ter a «expectativa de que até meados deste mês esta questão fique esclarecida e possam ser retomados os trabalhos interrompidos há quase dois anos».

O chefe do Governo lembrou que o impasse se deveu «a uma divergência insanável com a dona da obra (a Somague) e já não existia outra solução senão o Estado retirar para si próprio aquela obra para a poder concluir».

A preocupação do Governo é, segundo disse, que os financeiros, nomeadamente o sindicato bancário, aceitassem «transferir pata o Estado, no caso a Estradas de Portugal, as condições financeiras que estavam no contrato inicial».

O primeiro-ministro afirmou que «o Governo já garantiu financiamento» e irá «retomar a obra tão rapidamente quanto possível».

A obra mais mediática de Trás-os-Montes resulta de uma Parceria Público Privada e foi suspensa a 27 de junho de 2011, por dificuldades financeiras do consórcio, quando já estava executada a 70 por cento e faltava pouco mais de meio ano para a data prevista da conclusão.

O túnel faz parte da Autoestrada do Marão, que ligará Amarante a Vila Real e que, juntamente com a Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, equivale à continuação até à fronteira da A4, que já liga o Porto a Amarante.

PUB

Últimas