Já fez LIKE no TVI Notícias?

Angola desconfia da boa-fé de Portugal

Relacionados

Editorial do jornal oficial do regime segue-se a notícia do «Expresso» sobre alegada investigação do DCIAP ao PGR de Angola

O diário estatal Jornal de Angola revela este domingo, em editorial, «desconfiança» em relação à boa-fé de Portugal nas relações bilaterais. O jornal refere que há «perseguições» aos interesses angolanos.

Assinado pelo diretor, José Ribeiro, e sob o título «Portugal e Jonas Savimbi», o texto surge em resposta à edição de sábado do semanário Expresso, que noticiou que o procurador-geral da República de Angola, João Maria Sousa, está a ser investigado em Portugal por «suspeita de fraude e branqueamento de capitais».

PUB

PGR angolano investigado em Portugal

O diário estatal angolano salienta que, décadas depois da independência, em 1975, continuam a verificar-se «perseguições aos interesses de Angola em Portugal».

O jornal aponta o alvo ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que esteve recentemente numa visita a Luanda, antes de deixar a porta aberta a um entendimento: «Soa mal e gera muita desconfiança quando vem a Luanda um ministro do governo de Lisboa afiançar que a amizade entre Portugal e Angola continua de pé e os investimentos angolanos são bem-vindos em Portugal. Já começamos a acreditar que isso não é sincero».

O editorialista acusa ainda a imprensa e as instituições em Portugal de favorecerem a UNITA do defunto líder Jonas Savimbi e de prejudicarem os representantes do Governo de Angola.

«Nunca a Procuradoria-Geral da República portuguesa ou os serviços de banditismo investigaram os traficantes e criminosos que circulavam livremente em Portugal», escreve, depois de acusar os dirigentes da UNITA de andarem «décadas por Lisboa a traficar armas e diamantes».

PUB

Relacionados

Últimas