Já fez LIKE no TVI Notícias?

O ADN do novo ministro da Cultura

Pinto Ribeiro é advogado dos Gato Fedorento e pertence à fundação Berardo

O novo ministro da Cultura do Executivo de José Sócrates é o advogado Pinto Ribeiro, antigo programador-geral da Fundação Calouste Gulbenkian e fundador do Fórum Justiça e Liberdade, associação destinada ao estudo, promoção e defesa dos direitos cívicos em Portugal. O advogado esteve ainda ligado ao Instituto Camões, entre 2004 e 2006, e é administrador da Fundação Berardo.

Pinto Ribeiro, natural de Moçambique, cursou Direito em Coimbra e é ainda o representante legal dos Gato Fedorento e de Sá Fernandes.

PUB

Novos ministros tomam posse já amanhã

Cultura: polémicas curtas, mas intensas

Sócrates «arrumou» a casa quatro vezes

Questionado sobre ter aceite o convite do primeiro-ministro para a pasta da Cultura, António Pinto Ribeiro preferiu não tecer comentários neste momento.

Grande amigo de Mário Soares, Pinto Ribeiro esteve sempre ligado ao PS, mas à margem da política activa, apostando na advocacia no escritório J.A. Pinto Ribeiro & Associados, em Lisboa.

O causídico divide a sua vida entre Lisboa e Londres, onde a sua namorada, a jornalista Anabela Mota Ribeiro, trabalha como free-lancer. Os dois conheceram-se quando Mota Ribeiro escrevia para o suplemento DNA, do Diário de Notícias, altura em que fazia entrevistas de grande fôlego a diversas personalidades. Uma delas foi Pinto Ribeiro.

PUB

Segundo o curriculum vitae distribuído pelo gabinete do primeiro-ministro, Pinto Ribeiro elaborou vários projectos de diplomas legais para o Governo da República e para os governos dos Açores, da Madeira e de Macau sobre empresas públicas bancárias, sociedades comerciais e legislação respeitante ao chamado «Plano Mateus». Actualmente exercia funções de Administrador da PT Multimédia e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo.

Deu aulas no Instituto Superior de Economia, na Faculdade de Direito de Lisboa e mais tarde na Universidade Autónoma de Lisboa, sempre na área do Direito Comercial. Leccionou ainda no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Como advogado, Pinto Ribeiro tem estado ligado à área da banca.

Para além do português, o novo ministro fala alemão, inglês, francês, espanhol e italiano e é Grande Cavaleiro da Ordem da Liberdade.

PUB

Últimas