Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPN: «Alguém que quis enganar e enganou», diz Teixeira dos Santos

Relacionados

Ex-ministro das Finanças diz que importa saber quem aproveitou com o que se passou no banco

O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos defende que a discussão do caso BPN não pode centrar-se na supervisão e que também importa debater sobre «quem aproveitou com o que se passou».

Para Teixeira dos Santos, que falava na noite de sexta-feira, em Coimbra, num debate promovido pela faculdade de Economia, houve «alguém que quis enganar e enganou, que escondeu e que beneficiou» com o BPN (Banco Português de Negócios).

PUB

«Por muito legítimo que seja interrogar sobre os mecanismos [de supervisão] existentes», o certo é que «não oiço ninguém genuinamente interessado em discutir isto», sublinhou, citado pela Lusa.

Sem pretender «dizer que está tudo bem» e reconhecendo que «é preciso melhorar» a supervisão sobre os bancos, Teixeira dos Santos considerou que «não há sistema nenhum, por muito que o melhoremos, que impeça quem queira esconder fraudulentamente qualquer coisa das autoridades que não o consiga fazer».

No BPN «temos um caso desses», houve «manifestamente uma vontade de esconder e de criar um banco virtual, que só existia no computador de um dirigente» da instituição, que «não estava em mais lado nenhum, só estava ali, pelos vistos», sustentou o anterior ministro das Finanças.

«Acho importante que se discuta» a supervisão e a forma de a melhorar, mas não se pode «centrar a discussão em torno da falha da supervisão do BPN», defendeu Teixeira dos Santos, questionando «por que é que não se discute sobre quem aproveitou o que se passou no BPN» e «as pessoas que estiveram envolvidas» na situação.

«Não queiramos fazer do Banco de Portugal o bode expiatório de tudo isto», apelou o antigo governante.

PUB

Relacionados

Últimas