Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gaspar critica sistema político e pede «democracia madura»

Ministro das Finanças critica políticos portugueses e diz que não há alternativa: ou aumenta-se impostos ou é o fim do estado social

O ministro das finanças disse esta quarta-feira que só com uma «grande maturidade da democracia se consegue resolver a crise» que o país atravessa.

A expressão foi a conclusão de duras críticas ao «sistema político português» depois do deputado do Bloco de Esquerda ter acusado Vítor Gaspar de ter uma atitude negativa para com os portugueses, «deixando estes de serem o melhor povo do mundo».

PUB

Em causa está a afirmação do ministro das finanças de só com mais impostos se mantém o estado social.

«Não estou a criticar os portugueses. Estou a criticar o sistema político português», disse Vítor Gaspar, gerando uma série de críticas reclamando o nome do ministro, também, no grupo.

«Estou a criticar-me em mim próprio também. E eu tenho uma responsabilidade particular», acrescentou, então, o governante, ouvido na comissão de orçamento e finanças, que durou mais de 4 horas no Parlamento.

«Mas não posso omitir que a verdadeira carga fiscal é a despesa pública. Quando existe um descontentamento da carga fiscal, que eu partilho, é preciso reduzir despesa pública e repensar o funcionamento do Estado e repensar a forma como o Estado opera».

«É necessário uma grande maturidade da democracia para ser capaz de resolver este problema», conclui Vítor Gaspar, gerando um dos momentos mais contestários da audição.

PUB

Últimas