Já fez LIKE no TVI Notícias?

Educação: CDS-PP vai pedir sessão especial no Parlamento

Para ajudar a resolver o problema dos professores, explicou Paulo Portas

O CDS-PP vai pedir uma sessão especial no Parlamento para ajudar a resolver o problema dos professores e não a agudizá-lo, explicou este sábado o presidente do partido, Paulo Portas.

«O essencial é que as escolas funcionem e que a autoridade dos professores seja respeitada», afirmou o dirigente partidário, que falou aos jornalistas antes de uma visita à Festa da Vinha e do Vinho, em Borba.

PUB

Professores de todo o país manifestaram-se em Lisboa contra o modelo de avaliação de desempenho, contestando também o diploma de concursos de colocação de docentes e o novo regime de gestão e administração escolar, num protesto convocado por todos os sindicatos do sector.

Paulo Portas realçou que «são muitos» os professores que aderiram à manifestação de hoje, considerando que «se deve pensar naquilo que os levou a participar nessa manifestação».

«Nesta matéria não deve haver nenhuma espécie de tacticismo político», disse, defendendo que nenhum professor competente deve temer «uma avaliação, desde que ela seja decente».

«A questão está, portanto, em corrigir o modelo naquilo que ele tem de injusto», argumentou Paulo Portas, considerando que este sistema «tem burocracia a mais». «Os professores têm que essencialmente dar boas aulas e preparar bem as aulas, em vez de passarem a vida a espiar os colegas e produzir relatórios» pelo que o «modelo tem que ser objectivo». Além disso, «não é possível que umas escolas avaliem e outras não», salientou o dirigente.

«Este modelo não pode servir um engodo muito do agrado da ministra da Educação, que é promover os professores pelo simples facto de darem boas notas ou facilitarem na análise dos alunos. Pelo contrário, deve promover a exigência», realçou.

O líder do CDS-PP referiu ainda que «também não é aceitável haver avaliação por parte de quem não conhece as matérias a serem avaliadas».

PUB

Últimas