Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fernando Nobre avança com candidatura a Belém

Relacionados

Presidente da AMI candidato a Presidente da República

Última actualização às 18:19

Fernando de La Vieter Nobre, presidente da organização não governamental AMI, Assistência Médica Internacional, confirmou no seu blogue que vai ser candidato à Presidência da República, uma decisão que será anunciada oficialmente na sexta-feira à tarde, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

PUB

«Decidi escrever estas linhas, no sentido de vos comunicar pessoalmente uma decisão de fundo que tomei enquanto cidadão independente e em nome dum imperativo moral e de consciência para Portugal, uma vez que tenho, por quem acompanha este blogue, a maior consideração e respeito», lê-se na página «Contra a Indiferença», assinada pelo médico.

«PS fala depois do OE», diz Assis

Em seguida, Fernando Nobre adianta: «Resolvi assumir um compromisso com o meu país, Portugal. Serei candidato independente, apartidário e em nome da cidadania, a Presidente da República, nas próximas eleições de 2011.»

O presidente da AMI sublinha que esta se tratou de uma «decisão estritamente pessoal». «Sinto que o País atravessa um período em que constantemente se põem em causa os valores e as pessoas, as promessas e os projectos», refere.

«Acredito nos portugueses e nas suas capacidades. Somos, no mínimo, tão bons como qualquer outro povo do Mundo. E é isso que pretendo provar, candidatando-me a um lugar no qual penso poder fazer a diferença e dar o exemplo», escreve.

PUB

Fernando Nobre frisa ainda que «a AMI, enquanto instituição absoluta e rigorosamente apolítica, não se imiscuirá neste assunto, estando completamente à margem deste processo.»

O clínico diz que irá tornar pública a candidatura «sexta-feira ao fim da tarde, no Padrão dos Descobrimentos».

Apoios

Fernando Nobre encontra-se actualmente no Senegal. Segundo escreve o «Expresso», o reputado clínico reúne vários apoios no PS, Bloco e PCP e poderá ser a resposta para um consenso à esquerda na candidatura a Belém.

Pai de quatro filhos, Fernando Nobre participou na Convenção do PSD, em 2002. Quatro anos depois, foi membro da Comissão de Honra e da Comissão Política da candidatura de Mário Soares à Presidência da República, em 2006.

Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, em Junho de 2009, foi mandatário nacional para a campanha do Bloco de Esquerda. Ainda em 2009, foi membro da Comissão de Honra da candidatura de António d`Orey Capucho à presidência da Autarquia de Cascais, em 2009.

PUB

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nasceu em Luanda em 1951, mudando-se para o Congo com 13 anos. Três anos depois foi para Bruxelas, onde estudou e residiu até 1985, partindo depois para Portugal.

Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, onde foi Assistente (Anatomia e Embriologia) e Especialista em Cirurgia Geral e Urologia, Fernando Nobre foi administrador dos Médicos Sem Fronteiras - Bélgica e fundou, em Portugal, a AMI - Assistência Médica Internacional, à qual ainda preside.

Como cirurgião participou em mais de 250 missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária em mais de 70 países de todos os continentes.

PUB

Relacionados

Últimas