Já fez LIKE no TVI Notícias?

ONU: Cavaco quer Portugal no Conselho de Segurança

Presidente da República vai tentar angariar apoios para o biénio 2011-2012

O Presidente da República, Cavaco Silva, quer angariar apoios para a candidatura de Portugal a um lugar não permanente no Conselho de Segurança da ONU no biénio 2011-2012, durante a sua visita às Nações Unidas, noticia a agência Lusa.

«Esta visita às Nações Unidas ocorre num tempo muito complexo para o mundo mas também um tempo com algumas especificidades para Portugal, que é candidato ao Conselho de Segurança, o que aconselha a contactos para tentar obter apoios para podermos ser eleitos», disse Cavaco Silva em declarações à imprensa, no final de encontros bilaterais com o Presidente da República do Paraguai, Fernando Lugo Méndez, e o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd.

PUB

«Já há um número bastante apreciável - mais de uma centena - de declarações escritas e orais, assim como várias declarações de intenção de vários países, no sentido de apoiarem a pretensão portuguesa», adiantou fonte da presidência.

«São necessários, pelo menos, 150 votos», dos 192 países membros, refere a mesma fonte.

Os concorrentes são fortes: Canadá e Alemanha, segundo o representante permanente da missão portuguesa na ONU.

«Acho provável conseguirmos esta nomeação»

O Representante Permanente da Missão de Portugal e um dos 21 vice-presidentes da 63º Assembleia Geral na ONU, João Salgueiro, garantiu à Lusa que Portugal é popular nos meandros da organização.

«Acho provável conseguirmos esta nomeação», disse Salgueiro à Lusa.

Cavaco Silva sublinhou outro objectivo para a sua deslocação: «Na cimeira de Julho da CPLP [presidida por Portugal] em Lisboa, foi definida uma prioridade - a projecção e a afirmação do português nas organizações internacionais».

PUB

E contou ter sentido «alguma satisfação» quando viu o Secretário Geral na segunda-feira a cumprimentá-lo em português.

«Tem um valor simbólico que Portugal crie as condições para que os chefes de delegação dos países de língua portuguesa tenham uma tradução simultânea nas intervenções da Assembleia Geral», referiu o chefe de Estado.

«Prioridade política»

Na apresentação do Orçamento de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros para 2008, já era apontada como «prioridade política» a candidatura de Portugal a um lugar não-permanente no Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2011-2012.

Em Julho de 2008, na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os oito países membros da organização deram o seu apoio à candidatura portuguesa.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) e por dez membros não-permanentes, que são eleitos por períodos de dois anos.

A eleição à qual Portugal se candidata decorrerá numa reunião da Assembleia Geral das ONU no último trimestre de 2010.

A última vez que Portugal teve um assento não-permanente no Conselho de Segurança foi em 1997/1998.

PUB

Últimas