Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates não tem prevista visita oficial a Madeira

Relacionados

Primeiro-ministro responde a convite feito por Alberto João Jardim

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse este domingo não ter prevista nenhuma visita oficial à Madeira, respondendo a uma sugestão feita pelo presidente do Governo Regional madeirense, Alberto João Jardim, informa a Lusa.

«Não, não tenho nada previsto», respondeu Sócrates aos jornalistas sobre uma eventual visita oficial à Madeira.

PUB

O líder do PS, que falava após o encerramento do XIII Congresso do PS/Açores, arrefeceu as expectativas de Jardim, que sugeriu este domingo uma visita oficial do chefe do Governo à Madeira.

Falando no encerramento do Congresso do PS/Açores, Sócrates aludiu indirectamente à situação na Madeira, garantindo que os socialistas não encaram a autonomia como uma arma de arremesso ou instrumento de guerrilha.

«Nem nos Açores nem no Continente, nenhum socialista vê essa autonomia como uma arma de arremesso ou um instrumento de guerrilha que serve apenas para disfarçar incapacidades próprias», afirmou José Sócrates, nos Açores.

Elogios a Carlos César

O líder dos socialistas elogiou a governação de Carlos César no arquipélago, afirmando que a obra do Governo Regional dos Açores é «património do PS/Açores, mas também do PS nacional», e assinalou o «apreço, admiração e orgulho» pela governação da região autónoma desde 1996, uma «década de ouro» para a região.

«A verdade é que Carlos César é hoje um dos grandes políticos portugueses e é um dos melhores governantes que Portugal dispôs nestes trinta anos de democracia», disse José Sócrates, perante cerca de 400 congressistas.

PUB

As comparações com a «outra» autonomia prosseguiram, com Sócrates a destacar a «boa tradição democrática do PS» no continente e no arquipélago açoriano.

«Aqui nos Açores, o Governo Regional luta por mais transparência, dá direitos às oposições, gosta e defende o parlamento e faz tudo para que a vida democrática esteja à altura das boas tradições liberais e democráticas», disse.

Referindo-se ao Estatuto Político-Administrativo dos Açores, José Sócrates salientou que a sua aprovação final na Assembleia da República será um «passo sério e responsável» em favor da autonomia.

PUB

Relacionados

Últimas