Já fez LIKE no TVI Notícias?

OE2011: momento para «tranquilizar o país»

Relacionados

Deputado do PS destaca disponibilidade do PSD para negociar a viabilização do documento

O deputado do PS Afonso Candal defendeu esta quinta-feira que «é o momento» para «tranquilizar razoavelmente o país» quanto à viabilização do Orçamento do Estado para 2011, destacando a disponibilidade do PSD para negociar a viabilização do documento, escreve a Lusa.

Numa declaração política no Parlamento, Afonso Candal considerou que constitui «um significativo avanço» o facto de «haver já uma delegação» do Governo e «uma delegação do PSD para encetar conversações com vista à viabilização do Orçamento».

PUB

«E por isso é momento de tranquilizar razoavelmente o país porque há pontos de encontro e de convergência pelo menos metodológicos em relação ao orçamento», disse.

O deputado considerou que «é um avanço» que, da parte do PSD, «o aumento de impostos é possível desde que não seja muito» e que «os limites aos benefícios fiscais são possíveis desde que sejam razoavelmente inócuos do ponto de vista do défice».

«Finalmente o PSD está disposto e aceita conversar e para viabilizar o Orçamento do Estado. Não deixa de ser relevante que o faça de forma razoavelmente tardia, que grande parte do mal está feito. Mas há uma esperança», disse.

O deputado considerou que «os pontos de partida não são iguais e os pontos de entendimento não podem ser uma média aritmética», já que «quem tem de executar o orçamento é o Governo».

Num pedido de esclarecimento, o deputado do PSD Duarte Pacheco, afirmou ainda esperar que o Governo diga «o que correu mal» na execução orçamental de 2010, e pediu que o PS se pronunciasse sobre as propostas em concreto do PSD, «que estão em cima da mesa há dias».

«Esperávamos que pusessem fim ao vosso tabu sobre se as propostas que fizemos para minorar o impacto negativo sobre as famílias merecem o vosso acordo, esperamos que sim», disse.

PUB

Relacionados

Últimas