Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marques Mendes homenageado pela Câmara de Isaltino

Relacionados

Antigo líder do PSD não vai estar presente na cerimónia

Marques Mendes vai ser homenageado este sábado pela Câmara Municipal de Oeiras «pelos serviços prestados ao município enquanto autarca», neste caso, «enquanto presidente da Assembleia Municipal» (1997/2004), confirmou ao tvi24.pt fonte do gabinete da presidência.

De acordo com a mesma fonte, o nome foi indicado pelos vereadores do PSD, juntamente com outros quatro, [dois indicados pelo CDU, um pelo PS e outro pelo PSD], seguindo-se uma deliberação em reunião de câmara que os aprovou por «unanimidade».

PUB

A tradição concelhia é a de os nomes propostos merecerem sempre a concordância dos partidos. O consenso «apenas foi quebrado, quando o actual presidente estava no Governo e a Dra Teresa Zambujo (PSD) não deixou que o nome dele fosse proposto», refere a fonte da presidência.

Ouvida pelo tvi24.pt, Teresa Zambujo rejeitou que alguma vez tivesse vetado o nome de Isaltino para ser homenageado, mas sublinhou que «se o nome tivesse sido proposto na altura, não poderia ter sido votado, porque a homenagem destina-se a ex-autarcas e o Dr.Isaltino era autarca com o mandato suspenso».

Marques Mendes não vai estar presente, fazendo-se representar pela vereadora Teresa Zambujo. De acordo com fonte próxima do antigo líder do PSD, a homenagem não é uma decisão do presidente da Câmara que, de resto, Mendes nunca aceitaria.

Recorde-se que Marques Mendes, enquanto líder do PSD, excluiu das últimas listas autárquicas todos os presidentes de Câmara arguidos em processos-crime, invocando razões de ética na política, abrindo uma guerra, nomeadamente com Isaltino Morais e Valentim Loureiro, que concorreram e ganharam em listas independentes.

Sobre as polémicas envolvendo Mendes e Morais, fonte do gabinete da presidência da Câmara de Oeiras diz «há apenas um comentário a fazer: isto demonstra bem o espírito democrático da actual presidência da Câmara».

A cerimónia vai ter lugar na Assembleia Municipal, cabendo ao presidente deste órgão, Tavares Salgado, a entrega dos certificados comprovativos da distinção, bem como das pequenas réplicas de um escultura do concelho, alusiva ao 25 de Abril.

PUB

Relacionados

Últimas