Já fez LIKE no TVI Notícias?

SCUT: PS propõe fim da obrigatoriedade do «chip»

Relacionados

Mas PSD diz que Governo não responde a todas as questões

Não é difícil de descobrir as diferenças entre a primeira proposta do PS para cobrar portagens nas SCUT e a actual. Paga-se em algumas, paga-se em todas e o «chip» era obrigatório para passar nestas vias. Única forma de assegurar o pagamento da estrada.

Esta quarta-feira, o PS propôs o fim da obrigatoriedade do dispositivo electrónico de matrícula para todos os veículos.

PUB

As propostas socialistas foram apresentadas aos jornalistas pela deputada Ana Paula Vitorino, no final da reunião da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

De acordo com a deputada, o PS apresentou aos grupos parlamentares da comissão de Obras Públicas «variadíssimas alterações¿ à legislação sobre o dispositivo, vulgarmente conhecido como «chip» de matrícula.

Em declarações à Lusa esclarece: «Foi retirada a questão da obrigatoriedade do dispositivo para todos os veículos». De acordo com a deputada, o chip «só será obrigatório nos sítios onde existirem este tipo de portagens», deixando assim de «haver a generalização da obrigatoriedade do dispositivo».

A segunda questão que consta da proposta do PS está relacionada com o fim a que se destina o «chip». O dispositivo «serve exclusivamente para a cobrança de portagens».

Agora, a bola está do lado dos partidos da oposição. O PS, diz a deputada, «está aberto a outro tipo de discussão em especialidade». As propostas apresentadas pelo PS serão discutidas e votadas na sexta-feira.

PUB

Propostas não respondem a tudo

Entretanto, o deputado do PSD, Jorge Costa disse que as propostas apresentadas pelo PS não respondem a todas as condições enunciadas pelos sociais-democratas para um entendimento com o Governo sobre a cobrança de portagens nas SCUT.

«O PSD recebeu agora as propostas [do PS] relativamente ao chip [de matrícula], que é uma das questões» enunciadas pelo partido numa carta enviada ao ministro dos Assuntos Parlamentares, disse o deputado Jorge Costa aos jornalistas, no final da reunião da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O deputado do PSD referia-se à carta enviada na terça-feira pelo líder parlamentar do partido, Miguel Macedo, ao ministro dos Assuntos Parlamentares, na qual enunciava nove condições para um entendimento com o Governo sobre a cobrança de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador).

«Estamos a aguardar que nos sejam apresentadas as restantes respostas», concluiu o deputado, afirmando que o partido vai analisar as propostas apresentadas pelo PS.

PUB

Relacionados

Últimas