Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marcelo responde: das críticas do Vaticano a Saramago à greve dos enfermeiros

Relacionados

Rebelo de Sousa respondeu, no «Jornal Nacional» da TVI, a quatro perguntas dos espectadores

CONFIRA AS PERGUNTAS

- «Como católico o que pensa da opinião do jornal do Vaticano sobre José Saramago», Luísa Manuel

PUB

«O jornal do Vaticano é L'Osservatore Romano, que fez um artigo violentíssimo contra Saramago. O que penso é que uma coisa é o juízo do director do L'Osservatore Romano, e outra é o juízo divino. Tenho para mim, a partir da bíblia, e nomeadamente o Novo Testamento, que o juízo divido é mil vezes mais misericordioso, compreensivo e aberto do que qualquer juízo humano, incluindo o do director do L'Osservatore Romano».

- «Não é perigosa a fusão das centrais dos patrões?», Luís Marinho

«Não. Para já não são todas, porque ficam de foram algumas, mas acho positivo porque obriga a remodelar os comportamentos, a mudar a geração que está à frente e a representar melhor as PME¿s. Quem tinha influência era meia dúzia de grandes grupos, enquanto as PME¿s não tinham peso efectivo».

- «Concorda com os mega agrupamentos escolares?», Catarina Silva

«Em principio não. Tenho uma simpatia especial pela ministra da Educação e não alinho na demagogia de que qualquer enceramento de escola é mau. Uma coisa é criar ou reforçar agrupamentos escolares, outra coisa é sem testar a experiência de agrupamentos criar mega-agrupamentos. Até prova em contrário sou contra».

- «Os enfermeiros têm razão na sua luta?» Artur Caldas

«Têm razão quanto a carreiras profissionais da administração pública que recebem mais. Têm razão porque em 2009 o Governo prometeu uma coisa que não fez. Têm alguma razão porque, ao que parece, a nova fórmula favorece as chefias e não tanto os enfermeiros. Não tenho a certeza que tenham razão noutro aspecto, porque não há dinheiro e o Governo não tem coragem de o dizer. Só haverá dinheiro se tirarem de outro sítio para darem aos enfermeiros».

PUB

Relacionados

Últimas