Já fez LIKE no TVI Notícias?

Há 4.500 milhões de emigrantes, mas só 300 mil estão recenseados

Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, reconhece que “há muitos obstáculos ao voto dos emigrantes”

De acordo com o secretário de Estado, num total de 4,5 milhões de emigrantes espalhados pelo mundo, apenas 300.000 se recenseiam.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, apelou aos emigrantes portugueses para se recensearem atempadamente por forma a poderem exercer o direito de voto, defendendo a importância de se inscreverem nos consulados para terem apoio.

“Há muitos obstáculos ao voto dos emigrantes”, reconheceu o governante em declarações à agência Lusa, indicando que muitas vezes os cidadãos portugueses estão a grandes distâncias das mesas de voto.

De acordo com o governante há poucas mesas de voto no estrangeiro e os cortes orçamentais dos últimos quatro anos ditaram o encerramento de serviços essenciais.

“Há emigrantes que estão a 400 quilómetros das mesas de voto”, exemplificou.

O secretário de Estado afirmou que o governo pretende instituir, durante a presente legislatura, o voto eletrónico.

PUB

Entretanto, apelou aos emigrantes para se recensearem até 60 dias antes das eleições e se inscreverem nos consulados para poderem ter apoio.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), sete portugueses a residir no Luxemburgo não puderam votar por terem alterado a morada para Portugal quando renovaram os documentos.

Numa visita a França na semana passada, José Luís Carneiro, pediu à presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, para “sensibilizar” outros autarcas para a possibilidade de os portugueses poderem fazer o recenseamento eleitoral e usarem as câmaras como locais de voto.

Além da situação do Luxemburgo, que a CNE não considera um incidente, mas decorrente da lei, não puderam votar cerca de 4.500 portugueses, num total de 13.251 emigrantes, residentes nos EUA, devido às condições atmosféricas.

A tempestade "Snowzilla" afetou a votação em Washington, Newark e Filadélfia, onde os portugueses exercerão o direito de voto no próximo fim de semana, referiu o secretário de Estado, com base nas informações que recebeu dos serviços consulares e da CNE.

Para participação nas redes sociais a hashtag a usar é #presidenciaistvi24      Siga a eleição do novo Presidente à República, ao minuto, aqui.   

PUB

Últimas