Já fez LIKE no TVI Notícias?

Câmara do Porto reduz dívida e tem <i>superavit</i>

Relacionados

Rui Rio congratula-se por conseguir inverter tendência dos últimos anos

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio afirmou que a autarquia vai registar em 2008 um «superavit de 5,2 milhões de euros», que permitirá reduzir a dívida em 4,4 milhões de euros, informa a agência Lusa.

«Estamos habituados a ouvir falar em défice, mas na Câmara do Porto vamos ter um superavit. A nossa despesa em 2008 vai ser inferior à receita em 5,2 milhões de euros», disse Rui Rio, no final da reunião em que o executivo camarário do Porto aprovou, com os votos contra da oposição (PS e CDU) o Orçamento da autarquia para 2008.

PUB

O autarca explicou que, como em qualquer orçamento camarário, as contas da Câmara do Porto ficarão equilibradas no final de 2008, pelo que os 5,2 milhões de euros serão aplicados durante o ano na redução da dívida e na reposição do capital da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Porto Vivo.

Rui Rio referiu que o valor global do Orçamento para 2008 é de 212,6 milhões de euros, não estando incluídos 65 milhões de euros de um empréstimo obrigacionista que a autarquia vai contrair para pagar dívidas.

«Com este empréstimo, ficamos exactamente com a mesma dívida, mas mais barata», disse Rui Rio, justificando a não inclusão daquele valor no Orçamento. O autarca referiu que a dívida da Câmara do Porto à banca e a fornecedores ronda os 180 milhões de euros, estando com «folga» dentro dos limites de endividamento.

Rui Rio comparou os orçamentos do Estado e da Câmara do Porto para 2008, destacando o aumento de 19 por cento do investimento da autarquia, contra os apenas quatro por cento do país.

PUB

Relacionados

Últimas