Já fez LIKE no TVI Notícias?

Escolher entre Lisboa «com ou sem aeroporto»

Relacionados

Pedro Santana Lopes quer Portela a funcionar e está disposto a lutar por isso

Pedro Santana Lopes não tem dúvidas que votar «na actual equipa», que está à frente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), significa escolher «uma capital sem aeroporto». Durante uma visita esta segunda-feira, acompanhado de jornalistas, à zona de Alcochete onde vai ser construído o novo aeroporto, o candidato do PSD apelou aos lisboetas que o ajudem na luta por manter a Portela a funcionar.

Costa diz que Santana «não tem programa para a cidade»

PUB

BE condena posições de Costa e Santana sobre novo aeroporto

CDU diz que desactivação da Portela tira vantagens a Lisboa

«Qualquer lisboeta, que se preze, sabe que é mau Lisboa ficar sem aeroporto. É isso que os lisboetas têm que pensar e ponderar, ter isso bem presente na hora em que forem votar», defendeu. «Vão demorar duas a três vezes mais tempo do que agora» a chegar ao novo aeroporto.

«Não vamos fazer guerra»

Apesar de garantir que não deseja entrar «em guerra» com o Governo, Santana Lopes vai lutar por um aeroporto na capital: «Não vamos fazer guerra, mas vamos ser muito firmes». Ao longe, ironicamente, enquanto falava aos jornalistas ouviam-se bombas a cair no Campo de Tiro de Alcochete.

Se vencer, o candidato vai propor ao executivo, liderado por José Sócrates, a «expansão» da Portela para «a zona da sede da TAP, da sede da ANA, Camarate ou Figo Maduro».

PUB

Se insistirem em manter a Portela como está, também não vê problema, porque «tal como existe, chega para aguentar os voos de curta e média duração» que a cidade precisa.

Santana Lopes aceita a construção de uma nova-infraestrutura aeroportuária «por módulos», só não aceita o desmantelamento do actual aeroporto e quer «garantir os voos curtos e de média duração». «Como é que possível que a capital de um país ultra-periférico seja despojada de um importante factor de competitividade»?, questiona.

Referendo popular

As consequências da desactivação iriam sentir-se «na hotelaria, comércio, mobilidade, dia-a-dia dos lisboetas, da cidade como um todo. Significa mesmo tirar emprego e investimento da cidade».

Caso o Executivo insista em fechar o actual aeroporto, Santana Lopes, usará «outros instrumentos para impedir o encerramento». Um deles poderá ser «a consulta directa à população promovido num curto espaço de tempo». Mas há mais meios, garante. «Era o que faltava que Lisboa não tivesse direito a manter um aeroporto na cidade se assim o quiser fazer», exclamou.

«Tenho a certeza que o aeroporto vai continuar em Lisboa se a câmara for firme nos próximos quatro anos». No entanto, o cabeça de lista da coligação «Lisboa com Sentido», perante o cenário de destruição da Portela, que dúvida que aconteça, diz que a cidade «teria capacidade para construir a sua infra-estrutura aeroportuária».

No final da visita a Alcochete, Pedro Santana Lopes criticou ainda a candidatura de António Costa por no passado domingo, no final de uma acção de campanha que percorreu de bicicleta a ciclovia entre Belém e o Cais do Sodré, ter oferecido as mesmas aos participantes.

PUB

Relacionados

Últimas