Já fez LIKE no TVI Notícias?

NATO: «Conceito estratégico não presta atenção ao Atlântico Sul»

Relacionados

Santos Silva assinala a «lacuna» no novo conceito da organização

O ministro da Defesa considerou que o relatório base para o novo conceito estratégico da NATO «não presta» atenção suficiente ao Atlântico Sul e disse que esse é «um objectivo estratégico para a próxima década».

Em declarações à agência Lusa, Augusto Santos Silva caracterizou o relatório elaborado pelo grupo de 12 especialistas liderado pela ex secretária de Estado norte americana Madeleine Albright como «muito bem elaborado», mas defendeu que este «tem essa lacuna».

PUB

«Na nossa opinião não presta tanto atenção ao sul quanto a NATO deveria», acentuou.

Questionado sobre se espera que este aspecto esteja expresso no conceito estratégico, Santos Silva respondeu: «Falaremos quando o senhor secretário-geral apresentar a sua proposta de documento».

A primeira proposta do secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, deverá ser apresentada aos aliados no final de Setembro e discutida na ministerial de Defesa e Negócios Estrangeiros, a 14 de Outubro, em Bruxelas.

Na opinião de Santos Silva, o Atlântico Sul é «estratégico» e deve estar nas «linhas de acção fundamentais [da NATO] para a próxima década».

«Já fizemos ver isso ao grupo de peritos e agora esperamos pela apresentação da proposta do secretário-geral», afirmou Santos Silva.

O ministro salientou «a contribuição que países como Portugal podem acrescentar ao debate [sobre o novo conceito estratégico]»: «Países como Portugal acrescentam ao debate transatlântico a potencialidade de saberem dialogar com o sul e olhar para o sul».

PUB

Relacionados

Últimas