Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: oposição critica António Costa

Relacionados

Partidos lamentam exonerações em simultâneo com entrega de sindicância

Vereadores da oposição contestaram esta quinta-feira que a entrega do relatório da sindicância aos serviços do Urbanismo da Câmara de Lisboa tenha ocorrido em simultâneo com a exoneração de seis responsáveis do Departamento de Gestão Urbanística, refere a Lusa.

O ex-presidente da Câmara e actual vereador independente Carmona Rodrigues, que pediu a realização da sindicância em Dezembro de 2006, bem como a vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa Helena Roseta e o vereador da CDU Ruben de Carvalho criticaram a simultaneidade das decisões, temendo que se estabeleça uma relação entre ambas.

PUB

Para Carmona Rodrigues, «é uma infeliz coincidência ter-se feito a entrega do relatório aos vereadores no mesmo momento em que se faz a substituição de chefias».

«Lamento profundamente que se possa de alguma forma associar as duas coisas», declarou, sublinhando que «aparentemente não há uma relação», sendo as exonerações «decisões de carácter político».

O vereador independente afirmou-se ainda «convicto» que a sindicância irá cumprir o objectivo pelo qual a pediu e irá «aumentar a confiança entre o munícipe e a Câmara».

A vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa Helena Roseta também defendeu que com a coincidência de decisões se pode «misturar o trigo com o joio e atirar areia para os olhos».

«Consideramos o método errado», afirmou, acrescentando que em primeiro lugar deviam ser instaurados processos disciplinares, em que é exercido o direito ao contraditório, e depois tomadas medidas, eventualmente de sanção.

Segundo Helena Roseta, as seis exonerações do departamento de Gestão Urbanística deveram-se a «um problema de relação de confiança», não existindo «causalidade» com a conclusão do relatório da sindicância.

O vereador comunista Ruben de Carvalho manifestou igualmente em «total desacordo pela forma como o processo foi conduzido».

«Não será difícil que a opinião pública entenda que estes são os mais responsáveis, quando até pode acontecer que não sejam, que bem seja objecto de processos disciplinares. Em termos de opinião pública, o que se diz é que a limpeza já começou», sustentou Ruben de Carvalho.

PUB

Relacionados

Últimas