Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco recebeu crianças de Fukushima

Relacionados

Presidente da República sublinhou a admiração de Portugal pela coragem, determinação e saber do povo japonês

O Presidente da República sublinhou a admiração de Portugal pela coragem, determinação e saber do povo japonês, dizendo não ter dúvidas que o Japão se «erguerá com força» depois do sismo que atingiu o país há um ano.

«Admiramos a coragem, a determinação, a criatividade, o saber do povo japonês e não temos a mínima dúvida que o Japão se erguerá com força, preparando um futuro melhor para a vossa geração», afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, dirigindo-se aos 24 jovens de Fukushima que se encontram a visitar Portugal.

PUB

Depois de ter assistido à apresentação de uma dança tradicional da zona de Soma, Cavaco Silva dirigiu algumas palavras aos jovens que hoje visitaram o Palácio de Belém e o Museu da Presidência, recordando a «tragédia» que atingiu o Japão há cerca de um ano e que foi sentida com «particular emoção e tristeza» pelos portugueses.

«Nunca esqueceremos as imagens que chegaram pela televisão, tal como a coragem do povo japonês para enfrentar a tragédia», disse.

Contudo, acrescentou, tal como Lisboa se conseguiu erguer depois do terramoto de 1755 e é hoje «uma cidade bonita», também o Japão se erguerá.

Referindo-se aos jovens japoneses como «o Japão de amanhã», o Presidente da República lembrou ainda a visita oficial que realizou em 1990 àquele país enquanto primeiro-ministro, confessando guardar ainda memórias da beleza das paisagens japonesas, dos templos, mas «sobretudo da hospitalidade do povo e a amizade para com Portugal».

Os 24 jovens de jovens de Fukushima, que chegaram a Portugal para uma visita de oito dias na quarta-feira, têm entre 12 e 15 anos e viveram de perto o sismo, o tsunami e o acidente nuclear de há um ano no nordeste do Japão. A maioria perdeu familiares e vive hoje em casas temporárias cedidas pelo governo após a evacuação forçada pelo desastre na central nuclear de Fukushima.

A visita a Portugal, que termina dia 04 de abril, foi organizada por uma japonesa que vive há 30 anos em Portugal.

Além da visita ao Palácio de Belém, os jovens japoneses irão conhecer museus e monumentos, além do estádio do Sporting.

PUB

Relacionados

Últimas