Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Sem Estado social teríamos mais desemprego»

Relacionados

Sócrates acusa PSD de querer acabar com gratuidade e universalidade nos serviços de saúde e na educação

Interpelado pela bancada do PSD sobre problemas no SNS e a recente reestruturação dos agrupamentos escolares, José Sócrates reagiu acusando os sociais-democratas de querem acabar com a gratuidade e universalidade tanto nos serviços de saúde como na educação.

«O PSD apresentou como prioridade das prioridades a revisão constitucional», salientou José Sócrates. «O intuito principal é acabar com gratuidade e universalidade nos serviços de saúde e na educação».

PUB

«Sem estado social teríamos mais desemprego e mais desprotecção social», frisou, considerando que «foi o Estado social que impediu que o desemprego fosse muito mais alto nos países europeus e que impacto social fosse tão devastador como a crise que aconteceu há 80 anos».

«O PSD gosta de se apresentar com espírito reformista, mas isso é só aparente», disse Sócrates, justificando a crítica: «Depois são contra todas as reformas». E, aqui, introduziu o tema da educação, dizendo que os sociais-democratas foram contra as aulas de substituição, a estabilidade de corpo docente, a reforma do parque escolar. «O PSD até foi contra a avaliação de professores», reforçou.

Sobre a fusão dos agrupamentos escolares, o primeiro-ministro garantiu que houve diálogo. «Falamos com todas as escolas. Foi desse diálogo que resultou agrupar apenas 100 agrupamentos. As reformas têm de ser feitas em nome de uma boa educação», apontou.

Em relação às reformas na saúde, José Sócrates deu um salto temporal, até ao Governo de Cavaco Silva. «Eu sou do tempo em que uma ministra da saúde do PSD teve a coragem encerrar 150 blocos de parto em nome da eficiência da saúde», recordou. «Uma ministra que se chamava Leonor Beleza. E isso resultou em melhorias no sistema de saúde. Os argumentos usados contra ela foram os argumentos que a senhora usou», disse, dirigindo-se à deputada social-democrata Clara Carneiro que criticara as reformas socialistas na área da saúde.

PUB

Relacionados

Últimas