Já fez LIKE no TVI Notícias?

Auditoria às contas do PSD divide partido

Relacionados

Aguiar Branco diz que decisão de Ribau Esteves revela a sua «pequena dimensão»

O deputado do PSD e ex-ministro da Justiça José Pedro Aguiar Branco criticou esta quinta-feira o secretário-geral social-democrata, Ribau Esteves, por ter anunciado uma auditoria administrativa e financeira às contas do partido desde 2001, noticia a Lusa.

Segundo relatos feitos à Agência Lusa por deputados, na reunião semanal do grupo parlamentar do PSD Aguiar Branco considerou as auditorias «um erro» que «revela a pequena dimensão» de Ribau Esteves.

PUB

PSD admite «desleixo» e paga multa

Constitucional: PSD e Somague multados

A auditoria foi anunciada por Ribau Esteves na terça-feira, dia em que o Tribunal Constitucional condenou o PSD a pagar uma coima de 35 mil euros por ter recebido ilegalmente da construtora Somague um donativo indirecto de 233.415 euros, valor que terá que entregar ao Estado.

«Muito por força desta situação a direcção decidiu hoje mesmo realizar de imediato uma auditoria administrativa e financeira às contas do PSD desde o ano de 2001 por uma entidade externa e independente», afirmou Ribau Esteves aos jornalistas na terça-feira.

Em 2002 a construtora Somague, multada pelo TC em 600 mil euros, pagou uma factura no valor de 233.415 euros por serviços prestados ao PSD e à JSD pela Novodesign, uma empresa de comunicação detida à altura pela Brandia Creating.

Esse tipo de pagamentos configura legalmente um donativo indirecto ao PSD, proibido e punível com coimas e perda a favor do Estado dos valores ilegalmente recebidos, referia um acórdão do TC, de 27 de Junho.

O presidente da Somague foi igualmente multado bem como o secretário-geral adjunto para a área financeira do PSD à altura, José Luís Vieira de Castro.

PUB

Relacionados

Últimas