Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Criar ilusões" sobre subvenções que já foram extintas "é antidemocrático"

Deputado socialista Alberto Martins sublinha que subvenções para titulares de cargos políticos foram extintas em 2005

O deputado do PS frisou, ainda, que mesmo antes de 2005, a subvenção só era atribuída a quem tinha mais de 55 anos, tivesse 12 anos como deputado, no caso dos deputados, e que a atribuição era sujeita "a uma situação em que o volume da retribuição não fosse maior que um determinado quantitativo".

O deputado socialista Alberto Martins sublinhou, esta quarta-feira, que as subvenções para titulares de cargos políticos foram extintas em 2005 e defendeu que querer "criar ilusões" a esse respeito é antidemocrático, demagógico e populista.

Alberto Martins subscreveu o pedido de fiscalização da constitucionalidade da condição de recursos para as subvenções vitalícias que estão em pagamento, porque foram atribuídas antes de 2005 quando o Governo de José Sócrates pôs fim a esta possibilidade.

"Esta medida não se aplica agora, querer vir criar ilusões a esse respeito é antidemocrático, é demagógico e não é sério", afirmou aos jornalistas no parlamento, sem especificar quem cria essas ilusões.

PUB

"Ao longo do tempo, esse estatuto foi sendo comprimido em função das reduções que houve a nível nacional por necessidades de equilíbrio nacional. Dizer mais do que isto em relação a esta medida é populismo, é demagogia e é, a meu ver, antidemocrático", declarou.

"Nós respeitamos as decisões do Tribunal Constitucional, que é um órgão isento, justo, competente, em qualquer circunstância. Não há justiça para políticos diferente da justiça que há para todos os cidadãos", sublinhou ainda.

Alberto Martins disse, ainda, que pedir a fiscalização da constitucionalidade é "um poder-dever do deputado".

"O deputado deve pedir a fiscalização da constitucionalidade para defesa da Constituição e para clarificar uma norma que era uma norma ambígua. O Tribunal Constitucional deu-nos razão, isto é, a norma era de facto ambígua e mais do que ambígua era inconstitucional", disse.

PUB

Por seu turno, a deputada socialista Rosa Albernaz, que também subscreveu o pedido de fiscalização, acusou a candidata à Presidência da República, Marisa Matias, de não dizer a verdade quando afirmou no debate televisivo da campanha presidencial que alguém com 40 anos podia pedir essa subvenção.

"Sou deputada há muitos anos, tenho a minha reforma e continuo há anos a descontar para o Instituto da Segurança Social, o que não me traz dividendos nenhuns porque o montante que tenho da minha reforma é o mesmo que terei quando for embora", disse, ressalvando que a reforma que possui é de professora.

Rosa Albernaz disse que os deputados foram contactados por antigos deputados que recebem a subvenção e também por outros titulares de cargos, como autarcas, afirmando que há quem viva "situações dramáticas" e dando a entender que os deputados em Portugal são mal remunerados.

"Um mês de um deputado lá fora talvez corresponda a cinco meses de um deputado aqui", disse.

Rosa Albernaz não quis revelar se o grupo de deputados socialistas que subscreveu o pedido de fiscalização da constitucionalidade daquela norma comunicou à então direção da bancada do PS essa diligência.

PUB

Últimas