Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: imprensa internacional destaca «Ilha Trapaceira»

Edições online de vários jornais internacionais abordam impacto da dívida escondida

As edições online de vários jornais internacionais destacam hoje o impacto de 0,3 por cento do PIB no défice de Portugal resultante da dívida omitida pela Administração Regional da Madeira detectada pelo INE e Banco de Portugal.

«Portugal encontra um buraco de mil milhões de dólares» é o título do Wall Street Journal, que realça que «o impacto que isto terá no défice público é de 0,3 por cento do PIB».

PUB

O blogue Alphaville do Financial Times reproduz o comunicado conjunto difundido hoje pelo Instituto Nacional de Estatística e Banco Portugal, titulando «Ilha Trapaceira».

«A Madeira, um arquipélago pitoresco de 267 mil pessoas, colidiu com Portugal continental esta sexta-feira, espalhando cacos de novos passivos soberanos», escreve o blogue, destacando a estimativa de impacto de 0,3 por cento nas contas do país.

Outros sites, entre os quais o da revista Forbes, reproduzem uma notícia da agência Associated Press, intitulada «Gastos de ilha aumentam peso da dívida portuguesa».

«As dívidas ocultas da Madeira obrigam Portugal a rever o seu défice» é o título da notícia da agência Efe, reproduzida em sites de jornais como La Vanguardia e ABC.

Também a Bloomberg noticia que a dívida não declarada da Madeira representa 0,3 por cento do PIB português.

O INE e o Banco de Portugal acusaram hoje a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas, que consideram «grave» e da qual não têm conhecimento de casos similares.

Em causa estão encargos que não foram registados e Acordos para Regularização de Dívidas que não foram reportados às duas entidades, responsáveis por apurar as contas nacionais.

PUB

Últimas