Já fez LIKE no TVI Notícias?

Seguro desafia PSD e CDS a alterar lei eleitoral

Relacionados

Diz que avançará com esta proposta caso seja eleito líder do PS

O candidato a líder do PS António José Seguro desafiou esta quarta-feira, em Torres Vedras, o PSD e o CDS/PP a alterar a lei eleitoral das autarquias e da Assembleia da República, proposta com que avançará se for eleito, noticia a Lusa.

«Quero desafiar o PSD e o CDS para que não adiem uma vez mais a alteração da legislação autárquica e da Assembleia da República», afirmou António José Seguro perante os militantes da Federação Regional do Oeste.

PUB

O candidato a secretário-geral do PS foi mais longe e defendeu uma cooperação entre os partidos para «até ao final deste ano haver essa alteração para que as eleições autárquicas de 2013 e as legislativas de 2015 possam realizar-se de acordo com a nova legislação».

À semelhança do seu opositor interno Francisco Assis, Seguro defendeu eleições directas para a escolha dos candidatos a cargos públicos, como deputados da Assembleia da República, com a diferença de restringir o voto aos militantes e não a todos os portugueses, como preconizou Assis.

«Não podemos ter recursos públicos com candidatos a fazer campanha a contactar quase diariamente com os eleitores e depois durante os quatro anos do mandato não haver essa possibilidade», disse.

No caso das câmaras municipais, o socialista defendeu que a alteração da lei vai permitir Executivos homogéneos e o reforço das competências de fiscalização das assembleias municipais.

«Isso permitirá uma maior coesão às equipas governativas, clarificação e transparência e permitirá ainda reduzir a despesa pública, porque os executivos municipais não precisam de ter tantas pessoas», explicou.

Para António José Seguro, «é inadmissível que um Governo minoritário tenha de passar pelo calvário de não ter orçamento».

PUB

Relacionados

Últimas