Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro: Mugabe «tem todo o direito de vir»

Luís Amado lamenta ausência do PM britânico da cimeira UE/África

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, disse esta terça-feira à Lusa que «já se sabia há muito tempo» que o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, dizia que ia estar presente em Lisboa na II Cimeira UE/África.

«Já se sabia há muito tempo. Ele tinha dito que vinha. Não há nada de novo», disse Luís Amado, contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa.

PUB

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, que se encontra nos Estados Unidos a participar na conferência sobre o Médio Oriente em Annapolis, perto de Washington, reafirmou que preferia que Robert Mugabe não estivesse presente na cimeira, marcada para 08 e 09 de Dezembro.

«Preferia que não estivesse presente (Mugabe). Mas tem todo o direito em vir», salientou.

O presidente Robert Mugabe confirmou hoje à Lusa, no Songo, Moçambique, a sua presença na cimeira de Lisboa, para a qual foram convidados os Presidentes ou chefes de governo de 80 países, 53 africanos e 27 europeus.

Por seu turno, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, confirmou hoje que não estará presente na cimeira.

O chefe da diplomacia portuguesa disse que «é pena» que Gordon Brown não participe na reunião em Lisboa.

«Era bom que ele viesse», sustentou Luís Amado.

O ministro português salientou ainda que provavelmente a presença de Mugabe vai desviar as atenções da cimeira, mas que a presidência portuguesa vai fazer tudo o que for possível «para que seja discutido o futuro das relações entre a União Europeia e África, particularmente a cooperação com a União Africana».

«Temos uma agenda muito importante para o futuro», acrescentou.

PUB

Últimas