Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acordo em Bali foi vitória da Europa para o mundo

Relacionados

Sócrates considera que cimeira de Bali representou «bom momento da presidência portuguesa»

O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou este domingo que o acordo sobre alterações climáticas alcançado sexta-feira na conferência de Bali (Indonésia) representou um triunfo da União Europeia e «um bom momento da presidência portuguesa» da UE.

As declarações à agência Lusa do presidente em exercício da UE foram proferidas no final de uma visita oficial a Argel, onde se encontro com o chefe de Estado argelino, Abdelaziz Bouteflika, e inaugurou uma exposição de arte islâmica organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

PUB

«Vitória do mundo, do ambiente e da liderança europeia»

«Em primeiro lugar, o resultado da conferência de Bali foi uma vitória do mundo e do ambiente, mas representou também uma vitória da liderança europeia, porque foi a UE quem puxou por este objectivo», declarou José Sócrates.

Na conferência de Bali ficou decidido iniciar até Abril de 2008 as negociações para um novo protocolo que sucederá ao de Quioto depois de 2012.

Pelo acordo alcançado, as negociações para o novo protocolo de combate às alterações climáticas deverão terminar no final de 2009, tendo como objectivo central uma redução de 25 a 40 por cento das emissões de gases até 2020 e de 50 por cento até 2050.

«Foi a UE quem propôs o roteiro» para um novo protocolo pós-Quioto, declarou José Sócrates, antes de saudar o trabalho desenvolvido em Bali pelo seu ministro do Ambiente, Nunes Correia, e pelo secretário de Estado Humberto Rosa.

Segundo o primeiro-ministro, o resultado a que se chegou em Bali «deveu-se em larga medida ao empenhamento da União Europeia» em matéria de combate às alterações climáticas.

«Tratou-se por isso de uma vitória da União Europeia e de um bom momento da presidência portuguesa da UE».

PUB

Relacionados

Últimas