Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco: «cooperação leal» com deputados

Presidente voltou a desejar um 2012 «tão próspero quanto possível»

O Presidente da República prometeu cooperação leal à Assembleia da República em tudo que esteja relacionado com «a defesa do superior interesse nacional», desejando um ano de 2012 «tão próspero quanto possível» aos deputados.

«As portas da Presidência da República estarão sempre abertas para o diálogo com a Assembleia da República e para escutar atentamente as suas posições e, no respeito pelo princípio da separação de poderes, a Assembleia da República pode contar com a cooperação leal do Presidente da República em tudo aquilo que tenha a ver com a defesa do superior interesse nacional», afirmou o chefe de Estado.

PUB

Durante um encontro com a presidente da Assembleia da República, os vice-presidentes do Parlamento e os líderes parlamentares, que se deslocaram a Belém para apresentar cumprimentos de Boas Festas, Cavaco Silva retribuiu os votos de «festas felizes», desejando um «ano de 2012 tão próspero quanto possível».

Fazendo votos para que do trabalho parlamentar resulte «um contributo para um Portugal melhor», o chefe de Estado anteviu ainda um ano de 2012 de «muito trabalho e de debates muito exigentes» na Assembleia da República, renovando os votos de «abertura ao consenso».

«Faço votos para que impere o espírito leal entre as forças políticas, de abertura ao consenso e de abertura ao compromisso, penso que é isso que os portugueses esperam dos seus representantes», sublinhou Cavaco Silva.

Numa breve intervenção, feita de improviso, o Presidente da República salientou igualmente a forma «intensa e mais cuidada» como os portugueses olham para as atitudes dos órgãos de soberania.

PUB

«E nós não podemos desiludi-los», acrescentou, considerando que o encontro desta quarta-feira «em tempo natalício tem um valor simbólico, mas é bom que seja entendido pelos portugueses como um compromisso de bom relacionamento entre órgãos de soberania válido para todas as épocas do ano».

Já depois desta breve intervenção, Cavaco Silva ficou ainda alguns minutos a conversar de forma informal com a delegação da Assembleia da República, que irá interromper os trabalhos durante a próxima semana.

«Podem descansar que nós ficamos aqui com o Orçamento», gracejou o Presidente da República, provocando o riso na sala. «Pode sempre devolve-lo, senhor Presidente», replicou o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, entre sorrisos.

Já mesmo no final do encontro, Cavaco Silva dirigiu-se ainda ao vice-presidente da Assembleia Guilherme Silva perguntando-lhe pela Madeira, ao que o deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral daquela região autónoma respondeu que não está tão bem quanto gostaria.

PUB

Últimas