Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco sai em defesa do Serviço Nacional Saúde

Presidente da República considera que seria «inaceitável» que os portugueses que não têm recursos económicos não pudessem ser tratados nos hospitais

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que seria «inaceitável» que os portugueses que não têm recursos económicos não pudessem ser tratados nos hospitais, frisando que «a saúde é um direito fundamental».

«A saúde é um direito fundamental dos cidadãos numa sociedade democrática e seria inaceitável que se verificasse aquilo que se verifica nalguns países do mundo em que se não tem um seguro ou se não tem recursos financeiros então fica à porta do hospital e não é tratado», afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas, no final da inauguração do primeiro centro de treino para equipas médicas, na Faculdade de Medicina de Lisboa, no Hospital de Santa Maria.

PUB

Questionado como vê a reforma hospitalar, Cavaco Silva recordou que o que está a ser feito no setor decorre do acordo que Portugal assinou com a troika, tendo em vista aumentar a eficiência na prestação de cuidados de saúde. «Mas espero bem que nunca se ponha em causa o acesso à saúde por razões económicas», acrescentou, sustentando que o Serviço Nacional de Saúde, com a qualidade dos seus técnicos e profissionais, tem dado resposta «na medida do possível» às necessidades dos portugueses.

Interrogado se isso está assegurado, o chefe de Estado disse não ter «indicações em contrário» e, apesar de ressalvar não ser um especialista na matéria, fez votos para que a situação não se altere.

PUB

Últimas