Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo lidera negociações, mas informa partidos

Relacionados

José Sócrates explica a «tarefa dupla» dos ministros das Finanças e da Presidência

ACTUALIZADA ÀS 12h12

O primeiro-ministro, José Sócrates, explicou que o Governo terá a «tarefa dupla» de negociar a ajuda externa e de informar a oposição sobre a evolução das negociações, envolvendo os ministros das Finanças e da Presidência.

PUB

«Quem está a negociar é o ministro das Finanças e o ministro da Presidência, que tem como funções fundamentalmente dar conta aos restantes partidos e restantes instituições do desenvolvimento das negociações», afirmou o primeiro-ministro aos jornalistas, à margem de uma visita ao último troço da CRIL, que abre domingo ao trânsito.

Segundo Sócrates, «a tarefa do Governo é dupla: liderar as negociações, mas ao mesmo tempo dar toda a informação que permita o acompanhamento dos diferentes partidos».

«Essa é a razão por que estão dois ministros nessa delegação e não outra», explicou o chefe de Governo.

Sobre a presença da «troika» (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) em Lisboa, desde terça-feira passada, José Sócrates afirmou que esta primeira semana foi «dedicada fundamentalmente a uma avaliação da situação» e indicou que as negociações começam na próxima semana.

Questionado sobre se o Governo contactará os partidos da oposição a propósito das negociações - o que, segundo a oposição, ainda não aconteceu - o primeiro-ministro recordou que na semana passada se encontrou com os partidos políticos, «numa reunião que foi pública».

«Vai haver um processo de acompanhamento e de informação» pela oposição, garantiu José Sócrates.

PUB

Relacionados

Últimas