Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Primeiro-ministro protege oligarquia económica»

Louçã acusa os que «estão em cima» na sociedade portuguesa de apenas pensarem em si

O coordenador do Bloco de Esquerda acusou este domingo os que «estão em cima» na sociedade portuguesa de apenas pensarem em si e considerou que o primeiro-ministro protege as oligarquias económicas do país que vivem de privilégios.

Francisco Louçã fez várias críticas às mais recentes posições assumidas pelo primeiro-ministro, visando sobretudo as palavras que Pedro Passos Coelho dirigiu a representantes da troika, durante uma conferência realizada sábado em Lisboa.

PUB

«O primeiro-ministro, com aquele tom afável que o caracteriza, virou-se para os representantes da troika, funcionários de segunda ordem do Banco Central Europeu (BCE), da Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI), e disse-lhes: Não estamos aqui por vós, senhores da troika, estamos aqui por nós. Mas o que verificamos na economia portuguesa e no primeiro-ministro é que há uma protecção da oligarquia económica que vive do privilégio e que, por isso, acentua austeridade e a recessão», acusou Louçã.

«Quando o primeiro-ministro nos diz que estamos a seguir esta política por nós, ele está sempre a proteger esta oligarquia que tem o privilégio do poder», insistiu.

A seguir, o coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda referiu-se indirectamente às declarações do Presidente da República sobre o valor da sua reforma. «Nos últimos dias sentimos que há dois portugais, um deles tão pequeno e tão poderoso, dos de cima, que se preocupa somente consigo próprio, de pessoas que só pensam em si», disse.

Francisco Louça foi depois mais directo nas críticas à nomeação do ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga para a presidência do Conselho de Supervisão da EDP.

«Nestes dias, já assistimos ao redactor do programa económico do partido que ganhou as eleições [o PSD] beneficiar do melhor part-time de Portugal: Cem mil euros por reunião e 700 mil euros por ano, vá ou não vá à sua reunião. Sucessivamente, outras declarações foram demonstrando que quem tem hoje o poder, quem está em cima nesta sociedade, nada se preocupa com os que estão em baixo», lamentou o coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda.

PUB

Últimas