Já fez LIKE no TVI Notícias?

Presidenciais: novo candidato pode fragilizar Cavaco

Relacionados

«Base de apoio não está consolidada», avisa Vitalino Canas

A falta de consolidação da base política de Cavaco Silva pode forçá-lo a uma segunda volta, caso se candidate às presidenciais, algo que pode ser potenciado ainda por um novo candidato à direita, considerou o socialista Vitalino Canas.

Casamento gay: Direita conservadora procura alternativa a Cavaco

PUB

«Ao longo deste mandato do Presidente da República tem-se sentido, tem sido público, que alguma da sua base de apoio nas eleições de 2006 aparentemente não está consolidada, penso que isso foi ressaltando ao longo do mandato em vários episódios, em várias situações», disse à Lusa o deputado.

Na sua opinião, «é possível forçá-lo [Cavaco Silva] a uma segunda volta, tendo em conta que a base política dele não se considerou integralmente» e esse cenário «ainda mais se coloca» se surgir mais do que um candidato à direita.

«Não me surpreenderia que pudesse haver ou que haja movimentações no sentido de encontrar uma outra candidatura, não diria alternativa, mas adicional, que representasse um espaço político mais à direita», afirmou Vitalino Canas.

O parlamentar sublinhou no entanto que a esquerda pode vencer a direita nas próximas eleições presidenciais, «desde que se possa concentrar num candidato que capte sobretudo um certo eleitorado ao centro».

O deputado comentava os contactos realizados com Bagão Feliz, onde avaliavam a disponibilidade do antigo ministro das Finanças se candidatar à Presidência da República, cenário que o próprio rejeitou.

Estes contactos terão sido realizados, segundo o antigo governante, devido a um «mau estar» e «desconforto» com a decisão de Cavaco Silva promulgar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

PUB

Relacionados

Últimas