Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova descarga poluente na Ribeira dos Milagres

Associação de suinicultores disse tratar-se de um acidente

A Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria, foi hoje alvo de uma nova descarga poluente de dejectos suinícolas, a segunda nesta semana, alertou a comissão de ambiente e defesa daquele curso de água afluente do rio Lis.

Segundo José Carlos Faria, porta-voz daquela comissão, «a descarga foi detectada cerca das 16h00, com a água da ribeira a correr preta, com muita espuma e um mau cheiro terrível».

PUB

«É uma vergonha, depois do que aconteceu na noite de quarta-feira», dia em que outra descarga de efluentes foi sentida pela população local, considerou o representante.

Contactado pela Lusa, David Neves, presidente da Associação dos Suinicultores de Leiria (ASL), confirmou a ocorrência da descarga de dejectos suinícolas desta tarde, adiantando que se tratou de «um acidente numa exploração, quando estava a ser feita a recolha de efluentes».

«Uma comporta não terá sido convenientemente fechada e provocou o derrame de efluentes», disse David Neves, adiantando que o caso teve lugar numa exploração de um associado da ASL.

«De imediato foi dado o alerta e a associação tem lá os seus camiões para recolher algum efluente», acrescentou.

Entretanto, José Carlos Faria disse que a GNR já esteve no local onde a descarga foi detectada pelos populares - junto à ponte da Catraia, nos Milagres.

Segundo David Neves, a exploração onde a descarga teve lugar situa-se na zona do Janardo.

Ribeira dos Milagres tem sido palco, ao longo dos anos, de grandes descargas de efluentes suinícolas, situação que se espera fique resolvida no âmbito do projecto de despoluição da bacia hidrográfica do rio Lis.

Prevê-se que o sistema de saneamento das explorações suinícolas da zona dos Milagres esteja em funcionamento dentro de dois anos, com a construção de uma Estação de Tratamento a localizar no Vale do Lis.

PUB

Últimas