Já fez LIKE no TVI Notícias?

Países pobres são mais poluentes

Relacionados

Estudo revela que as cidades ricas emitem menos gases poluentes do que países do Terceiro Mundo

Estilos de vida e padrões de comportamentais são factores apontados como influenciáveis para os elevados níveis de poluição. É o que aponta o estudo efectuado pelo Instituto Internacional do Ambiente e Desenvolvimento Londrino realizado em mais de 100 cidades de 33 países.

Ao que aponta a investigação, são as cidades os locais mais acusados de contribuir para a poluição atmosférica, mas pelo que se pode verificar no estudo publicado na quarta-feira, pelo jornal «USA Today», algumas cidades ricas do Brasil têm menores emissões por pessoas do que cidades pobres da Ásia e da África, assim como as emissões da África do Sul são mais elevadas do que as de Londres.

PUB

Daniel Hoomweg, especialista urbano do Banco Mundial, diz que «em muitas cidades as emissões de gases são muito baixas, mesmo em países industrializados» o que justifica com o facto de os moradores pobres de cidades ricas usarem pouca energia e consumirem menos produtos. O investigador defende que as emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa em países como Xangai são grandes pela elevada industrialização, mas as emissões de gases de efeito de estufa nos países ocidentais que consomem esses produtos são maiores. O especialista defende que em cidades ricas o consumo é grande, mas as emissões são baixas.

Nepal, Bangladesh e Índia, são cidades que emitem, por ano, menos de meia tonelada de dióxido de carbono por pessoa. As cidades que mais expelem poluentes para a atmosfera, por ano são Roterdão, Sydney, Washington, Mineápolis e Calgary contribuindo com uma média de 17 toneladas de gases por pessoa.

Dos 33 países analisados os que se apresentam com maiores toneladas de emissões por pessoa são a Austrália (25,75), Estados Unidos (23,59), e Canadá (22,65).

PUB

Relacionados

Últimas