Já fez LIKE no TVI Notícias?

GNR investiga novas descargas na Ribeira dos Milagres

Relacionados

Não há indícios de envolvimento das suiniculturas ou de outras empresas nos dois incidentes

A GNR está a investigar duas descargas de efluentes ocorridas esta segunda-feira na Ribeira dos Milagres, concelho de Leiria, tendo sido o alerta dado pelo porta-voz da Associação para a Defesa daquele afluente do rio Lis, Rui Crespo, refere a Lusa.

Fonte da GNR confirmou a investigação, esclarecendo que «não existem dados que, neste momento, possam imputar a suiniculturas ou a outras empresas a responsabilidade das descargas».

PUB

«Eventualmente, podemos estar perante descargas autorizadas, pelo que não constituem qualquer ilícito», disse a mesma fonte.

O porta-voz da Associação para a Defesa da Ribeira dos Milagres, Rui Crespo, explicou que domingo, «por volta da hora de almoço, havia alguma espuma na ribeira, mas não cheiro», pelo que concluiu que a descarga poderia não estar relacionada com efluentes suinícolas.

Contudo, já hoje, «a espuma aumentou, assim como o cheiro», situação que leva o ambientalista a admitir que a situação possa ter origem em suiniculturas.

Rui Crespo não rejeita contudo a possibilidade de existirem «outras fontes poluidoras na ribeira dos Milagres».

Para o porta-voz da associação - que deu conhecimento da situação à Recilis, entidade que tem a responsabilidade de construir a estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES) - «fim-de-semana, chuva e noite» é uma combinação que potencia as descargas poluentes na ribeira.

PUB

Relacionados

Últimas