Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autoridades recolhem manchas oleosas no estuário do Sado

Produto poluente detectado na segunda-feira. Já foram recolhidos 100 quilos de material

As autoridades portuárias estão a recolher diversas manchas de produtos oleosos que apareceram segunda-feira no estuário do Sado. A notícia é avançada pela Lusa, que cita uma fonte da capitania do porto de Setúbal.

De acordo com a mesma fonte, foram detectadas várias manchas de uma «pasta preta concentrada», de origem ainda desconhecida, nas imediações da praia da Albarquel, na margem direita do rio Sado, e perto do cais dos ferries, em Tróia.

PUB

Ao final da manhã desta quinta-feira, elementos da capitania do porto de Setúbal prosseguiam as operações de limpeza no estuário do Sado, numa zona próxima do empreendimento turístico Soltróia.

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra também está a participar nas operações, tendo já recolhido cerca de 100 quilogramas de produtos oleosos na doca das Fontaínhas e na praia da Albarquel. O director de navegação e segurança da APSS, Rui Silvestre, admite a existência de mais algumas manchas oleosas no estuário do Sado, mas mostra-se convicto de que o impacte ambiental deste foco de poluição «não é significativo».

A capitania do porto de Setúbal já abriu um processo de averiguações para tentar identificar a origem da poluição.

PUB

Últimas