Já fez LIKE no TVI Notícias?

Último ano da Feira do Livro no Pavilhão Rosa Mota

O evento deverá ser transferido para Avenida dos Aliados em 2008

O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Baptista Lopes, referiu quinta-feira à Lusa que a Feira do Livro do Porto vai realizar-se este ano de novo no Pavilhão Rosa Mota, provavelmente pela última vez.

Na inauguração da edição de 2006, o presidente da Câmara do Porto (CMP), Rui Rio, anunciou que a autarquia e a APEL estavam a estudar o regresso da Feira do Livro à Avenida dos Aliados.

PUB

«Dar-me-ia uma enorme alegria se conseguíssemos no próximo ano fazer regressar a Feira do Livro à Baixa», afirmou então Rui Rio, reconhecendo, contudo, que havia «alguma dificuldade logística» na transferência do evento.

No encerramento da Feira do Livro do Porto de 2006, o vice- presidente da APEL, Francisco Madruga, referiu que iria pedir uma audiência a Rui Rio para analisar a eventual mudança de local.

Esta quinta-feira, o presidente da APEL escusou-se a divulgar o resultado dessas negociações, afirmando apenas que «a Feira do Livro do Porto vai ter lugar no Pavilhão Rosa Mota, em condições idênticas às dos anos anteriores».

Último ano no Pavilhão Rosa Mota

«Pelas informações que a câmara nos transmitiu, muito provavelmente será o último ano em que a Feira do Livro se realizará no Pavilhão Rosa Mota», disse Baptista Lopes, adiantando que «o pavilhão vai para obras».

O presidente da APEL disse ainda que a organização da 77.ª Feira do Livro do Porto, marcada para 24 de Maio a 10 de Junho, vai contar com «o mesmo grau de cooperação que teve da CMP em 2006», ano em que a autarquia acabou com o apoio financeiro ao evento, limitando-se a um apoio logístico, que inclui a cedência gratuita do pavilhão.

PUB

Fonte da Câmara do Porto justificou o adiamento da ideia de instalação da Feira do Livro na Avenida dos Aliados com a impossibilidade de ser feito este ano o investimento na aquisição de stands.

A Feira do Livro do Porto já se realizou durante muitos anos na Baixa da cidade, no espaço Praça da Liberdade/Avenida dos Aliados/Praça Humberto Delgado, mas o seu crescimento obrigou a duas mudanças, primeiro para a Rotunda da Boavista e depois para o Pavilhão Rosa Mota.

O regresso da feira ao seu espaço original foi colocado como hipótese devido à requalificação da Avenida dos Aliados.

PUB

Últimas