Já fez LIKE no TVI Notícias?

ACP «preocupado» com compra da Esso pela Galp

Relacionados

Bruxelas não questionou reforço de posição, defende

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) diz-se «preocupado» com a aprovação de Bruxelas à compra da Esso pela Galp uma vez que a autoridade «não questionou» o reforço de posição da petrolifera portuguesa que, já em Setembro, adquiriu postos de combustíveis da Agip.

«No seguimento da autorização dada à aquisição da AGIP em Setembro de 2008, o ACP vê com preocupação o facto da Comissão Europeia ter anunciado a aprovação da compra da ExxonMobil (Esso) pela Galp sem ter aparentemente questionado o reforço da posição desta empresa no mercado retalhista dos combustíveis rodoviários», refere a associação.

PUB

No entanto, de referir que, na passada sexta-feira, a Galp anunciou que iria alienar o terminal marítimo e participações na Esso para evitar «preocupações de concorrência», expressadas pela Comissão Europeia.

Agora, o ACP vem dizer que «ambas as decisões parecem distanciar-se das conclusões da Autoridade da Concorrência (AdC) de 2004 e de 2008 que realçam o melhor desempenho dos mercados em que é mais significativa a presença de postos de abastecimento independentes das empresas petrolíferas, em especial, quando explorados por grandes superfícies comerciais».

«O ACP tem presente que se encontra ainda pendente de não oposição da AdC a aquisição pela Galp de um conjunto de postos de abastecimento explorados pelo Grupo Sonae e está confiante que será assegurada, nesse e noutros casos análogos, a independência de estações de serviço que têm contribuído para proporcionar alternativas de abastecimento a preços mais acessíveis», termina o comunicado.

PUB

Relacionados

Últimas