Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado cria fundo para ajudar empresas em dificuldades

Entidades poderão continuar a utilizar os imóveis alienados ao fundo, mediante o pagamento de uma renda

Foi esta quinta-feira aprovado em Conselho de Ministros a criação do Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas (FIEAE).

Este fundo tem como função a compra de imóveis a empresas que enfrentem problemas de liquidez, mas que sejam economicamente viáveis.

PUB

A medida visa contribuir para a resolução das dificuldades destas mesmas empresas, que poderão continuar a utilizar os imóveis alienados ao fundo, mas mediante o pagamento de uma renda.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, «trata-se de um mecanismo específico de melhoria das condições de financiamento das empresas, em especial das PME, permitindo a estas empresas que mobilizem os seus principais activos, nomeadamente imobiliários, para acesso a disponibilidades financeiras imediatas, assegurando simultaneamente que tal operação não constitua um entrave ao normal desenvolvimento das respectivas uma vez que se mantém o acesso a esses activos».

O fundo fica com o imóvel durante um ano. Mas o prazo pode ser alargado «em função da disponibilidade de fundos que permitam a continuidade da intervenção do Fundo junto de empresas em situação de carência de liquidez».

«Esta medida permitirá criar condições de saneamento e estabilização financeira de empresas economicamente viáveis, contribuindo para estimular a economia e criar e manter o emprego», conclui o comunicado.

PUB

Últimas