Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços na produção industrial abrandam em Agosto

Relacionados

Os Preços na Produção Industrial apresentaram uma variação homóloga de 2,6%, em Agosto deste ano.

Este valor é inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à observada no mês anterior.

A taxa de variação mensal foi de 0,2%, abrandando 0,1 p.p. face a Julho. A taxa de variação média nos últimos doze meses fixou-se em 2,8%, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

Os principais contributos para a variação do índice total foram dados pelos agrupamentos de Energia, desaceleração de 1,2 p.p., e de Bens Intermédios, 0,9 p.p..

Estes índices registaram variações homólogas de 3,3% e de 3,1%, respectivamente. O abrandamento do índice total resultou, em particular, de idêntico andamento registado no agrupamento de Energia (desaceleração de 1,0 p.p.), atenuado pela aceleração de 0,6 p.p. registada no agrupamento de Bens de Consumo.

Este agrupamento registou uma taxa de variação homóloga de 1,2%. Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Investimento, também em abrandamento de 0,1 p.p. e 0,3 p.p., apresentaram taxas de variação homóloga de 3,1% e 2,0%, respectivamente.

As taxas de variação homóloga das secções de Electricidade, Gás e Água e das Indústrias Extractivas estabilizaram em 6,3% e em 1,0%, respectivamente. Na secção das Indústrias Transformadoras a taxa de variação homóloga reduziu-se em 0,3 p.p., tendo-se fixado em 1,4%.

A taxa de variação média nos últimos 12 meses situou-se em 2,8%, inferior em 0,2 p.p. à verificada no mês anterior.

Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo registaram ambos um abrandamento de 0,1 p.p., enquanto no da Energia esse abrandamento foi de 0,3 p.p.. A taxa de variação média anual do agrupamento de Bens de Investimento estabilizou em 2,7%.

Na secção das indústrias transformadoras a taxa de variação média nos últimos 12 meses apresentou uma redução de 0,3 p.p., situando-se em 2,1%. Na secção das Indústrias Extractivas a taxa de variação média estabilizou em 0,3%. A secção de Electricidade, Gás e Água registou uma taxa de 5,1%, superior em 0,1 p.p. à observada em Julho.

PUB

Relacionados

Últimas