Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros do Banif Açores caem 46% para 7,7 mil euros

Relacionados

Crédito concedido a clientes continua a ser o activo com maior exposição

O Banco Banif Açores registou um resultado líquido de 7,66 mil euros em 2008, menos 46,3 por cento do que no exercício do ano anterior, revelou o presidente da Comissão Executiva, refere a Lusa.

Joaquim Marques dos Santos, que falava numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada, para apresentar os resultados do exercício de 2008 do banco, adiantou que o crédito concedido a clientes continua a ser o activo com maior exposição, representando 78 por cento do activo líquido.

PUB

Segundo Marques dos Santos, o crédito concedido a particulares cresceu 7,4 por cento e às empresas 9,9 por cento do total de créditos concedidos no final de 2008 pela instituição.

Quanto aos depósitos dos clientes cresceram 4,2 por cento, enquanto os recursos fora do balanço (fundos e produtos estruturados) reduziram 12,2 por cento devido à «instabilidade dos mercados financeiros, que motivou uma aumento de produtos de poupança com rendimentos fixos, como é o caso dos depósitos a prazo, que subiram 11,1 por cento».

Joaquim Marques dos Santos anunciou que está previsto abrir em 2009 uma nova agência na ilha Terceira, que se juntará à rede de 18 balcões abertos já este ano em Portugal.

Açoreana com volume de prémios de 447,4 milhões

Relativamente à Companhia de Seguros Açoreana, empresa do grupo BANIF, encerrou 2008 com um volume de prémios de seguro directo de 447,4 milhões de euros, tendo mais que duplicado face ao ano anterior.

Para o presidente da Comissão Executiva, Diogo Silveira, estes resultado evidencia um comportamento em contra ciclo com o mercado segurador, sobretudo no segmento Não Vida, onde a Açoreana obteve uma quota de mercado de 4,1 por cento, quando o mercado enfrenta um decréscimo de 1,3 por cento.

PUB

Diogo Silveira adiantou ainda que os resultados líquidos em 2008 foram da ordem dos três milhões de euros,o que representa um crescimento de 15,6 por cento, um valor que classificou de «positivo», tendo em conta o actual contexto económico.

A seguradora conta com um total de 412 mil clentes e 739 mil apólices emitidas em 2008, indicou.

Presente na conferência de imprensa esteve também o presidente do Grupo Banif, Horácio Roque, que se mostrou muito satisfeito com os resultados obtidos em 2008, destacando que no último ano o BANIF conseguiu crescer 4,1 por cento acima do mercado.

Recorde-se que os resultados líquidos consolidados da Banif SGPS, holding do Banif Grupo Financeiro, caíram 41,4% para os 59,2 milhões de euros em 2008.

PUB

Relacionados

Últimas