Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista: «Governo devia criar benefícios fiscais» no mercado de leasing

Beja Amaro disponível para analisar com Governo aplicar desses incentivos

Para o presidente da ALF, Beja Amaro, o Governo deveria recuperar a política de benefícios fiscais para a aquisição de equipamentos. Mas admite: esta política deveria, no entanto, ser muito clara e dirigida a determinados sectores. Em entrevista à Agência Financeira revela ainda que as locadoras poderiam ficar responsáveis pela aplicação dessa verba, para eliminar o risco do financiamento ir para a compra de um jipe.

O Governo anunciou que vai disponibilizar, em Outubro, uma nova linha de crédito para as PME, uma medida que dividiu empresários. O que acha?

PUB

Acho positiv0, tanto esta linha como a anterior que esgotou em 12 ou 15 dias. Se esgotou é porque é necessária, houve grande adesão por parte das empresas. Não era uma linha para particulares, nem para comprar bens de consumo. Quem pode estar descontente é quem por alguma razão não teve acesso. O leasing também é contemplado nesta linha de financiamento.

Que outras medidas poderiam ser criadas para incentivar o sector?

Através do financiamento do leasing poderíamos criar benefícios fiscais para algumas empresas, foi algo que já existiu em Portugal nos anos 80 até princípios da década de 90.

Não são benefícios fiscais para a locadora, não queremos nenhuns benefícios fiscais mas podemos ser um bom instrumento de transmissão desses incentivos. Estes deveriam estar devidamente integrados em políticas de desenvolvimento industrial. Os locadores conseguem passar e controlar esse tipo de incentivos fiscais. Estamos abertos a estudar com o Governo essa transmissão. Se o Estado quer desenvolver uma determinada actividade, é possível controlar que esse investimento seja dirigido para a aquisição de determinado bem para determinada empresa.

PUB

Se o Estado quiser fiscalizar pode ir às locadoras e provamos que aquele investimento foi direccionado para a compra de determinado equipamento e não para a compra de um automóvel de luxo, por exemplo.

Mas esta política exigiria um aumento da fiscalização?

Sim, mas muito simples. O Estado não precisa de andar de empresa a empresa ver se o dinheiro foi aplicado na compra de um equipamento realmente necessário ou se para a compra de um jipe. Não estou a inventar soluções. É algo que já foi aplicado em Portugal.

Acha que há alguma sensibilidade do Governo em recuperar esses incentivos fiscais?

Neste momento não há nenhuma sensibilidade para aplicar benefícios fiscais, mas temos de compreender a situação que o País atravessa. A verdade é que estou a pedir políticas muito claras e dirigidas a determinados sectores e a determinados tipos de investimento.

Carga fiscal não pode ser cortada

Qual o sector que precisa mais deste tipo de benefícios?

PUB

Não me compete definir políticas económicas. Compete-nos apresentar alternativas para ajudar os locatários a ter acesso a melhores condições.

Estamos em vésperas de mais um debate de Orçamento de Estado. Seria importante rever a carga fiscal?

A carga fiscal que existe não pode ser cortada.

Uma das políticas de bandeira deste Governo foi o choque fiscal. Já sentiu algum efeito?

Em relação ao leasing esta política não teve qualquer tipo de impacto. Não se assistiu a um aumento ou a uma diminuição da actividade devido a essa política específica.

PUB

Últimas