Já fez LIKE no TVI Notícias?

Hong Kong: presidente da Citic Pacific demite-se

Relacionados

Autoridade contra crimes económicos realizaram buscas

O presidente da Citic Pacific, Larry Yung Chi-Kin, e o director-geral, Henry Fan Hung-ling, demitiram-se menos de uma semana depois do gabinete contra os crimes económicos ter efectuado buscas na companhia estatal chinesa.

De acordo com a Lusa, os cargos dos dois responsáveis, cuja demissão teve efeito quarta-feira, serão ocupados pelo vice-presidente do grupo, Chang Zhenming.

PUB

A partida dos altos dirigentes, fundadores da Citic Pacific em 1990, a primeira empresa de investimento de capitais estatais chineses estabelecida no exterior, surge na sequência de uma busca na sexta-feira do gabinete contra os crimes económicos de Hong Kong que apreendeu diversos documentos no âmbito de uma investigação por alegadas falsas declarações e/ou conspiração para fraude.

Os directores da companhia receberam pedidos para prestarem informações sobre as circunstâncias que resultaram em elevados prejuízos para a empresa em transacções de alto risco no estrangeiro que a Citic Pacific disse terem sido concretizadas sem a devida autorização do conselho de directores.

A saída dos dois directores é vista como uma tentativa de Pequim de reforçar a transparência nas companhias de controlo estatal e restaurar a confiança no futuro da empresa.

A saída do presidente Larry Yung aconteceu apesar do mesmo responsável ter garantido em Março na apresentação dos resultados da Citic Pacific que não pensava demitir-se apesar dos prejuízos de 14,63 mil milhões de dólares de Hong Kong (cerca de 1,46 mil milhões de euros) nas transacções de alto risco.

O anúncio da demissão dos dois responsáveis foi feito em comunicado pela Citic Pacific que não especifica qualquer acção para a reabilitação da empresa.

PUB

Relacionados

Últimas