Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nissan anuncia ajustes na produção por causa da crise

Relacionados

Marca diz que perspectivas para mercado automóvel são «extremamente desafiadoras»

A Nissan está preocupada com a crise do sector automóvel e anunciou esta quinta-feira medidas para proteger a viabilidade a longo prazo de suas operações fabris em Sunderland, no Reino Unido.

O acentuado declínio na procura registado até ao final de 2008, e que afecta todos os construtores automóveis, levou a fábrica a implementar medidas necessárias para ajustar o volume de produção às condições do mercado. Algo que passou por reduções na velocidade da linha, recurso ao acordo existente com os trabalhadores para a flexibilidade da produção e a implementação de acções de formação em dias de não-produção.

PUB

«As perspectivas para o mercado automóvel em 2009 continuam a ser extremamente desafiadoras, mas a Nissan está comprometida em tomar agora as medidas necessárias para salvaguardar a sustentabilidade desta unidade de produção a longo prazo», refere a marca em comunicado.

Assim, e para garantir que a fábrica de Sunderland não irá produzir um excesso de oferta para um mercado enfraquecido, será operada uma mudança em ambas as linhas de produção durante o quarto trimestre do ano fiscal 2008 (Janeiro a Março 2009). Daqui irá resultar que a «Linha 1» vai passar a operar em dois turnos e a «Linha 2» num turno durante esse período.

Por outro lado, a partir de Abril de 2009 a fábrica vai repor um turno na «Linha 2» (a «Linha 1» permanecerá em dois turnos).

«Como resultado deste novo padrão de trabalho e para corresponder aos requisitos de volume previstos para 2009, a Nissan notificou o Conselho de Trabalho Local (Local Work Council) e o sindicato Unite da sua intenção de reduzir o número de efectivos em cerca de 1.200 pessoas. Este valor inclui 400 funcionários com contratos temporários cujos contractos não serão renovados para além de Janeiro», esclarece a Nissan.

A fábrica de Sunderland continua a ser o maior produtor e exportador automóvel do Reino Unido e acabara de alcançar um segundo ano consecutivo de recorde de produção em 2008, ultrapassando em mais de 32.000 unidades a produção de 2007.

O sexto novo modelo da fábrica desde 2003 irá ser introduzido em meados de 2010.

PUB

Relacionados

Últimas