Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vendas de carros vão cair em 25 mil

Relacionados

Empresários dizem que este vai ser o pior ano desde 2003

Os portugueses vão comprar menos 25 mil carros este ano do que no ano passado, o que significa uma quebra do volume de negócios na ordem dos 550 milhões de euros, noticia o «Correio da Manhã».

Hélder Barata Pedro, presidente da Associação do Comércio Automóvel (ACAP), disse ao jornal que «o ano de 2008 fechou com uma quebra de 3 por cento. Porém, as previsões para 2009 apontam para um decréscimo de 10,6% na venda de automóveis ligeiros».

PUB

A crise económica e financeira é apontada como a grande responsável pelo decréscimo na venda de carros, o qual em Espanha e na Alemanha atinge valores superiores a 40%.

No ano passado foram vendidos em Portugal 202 mil ligeiros de passageiros e 49 mil ligeiros de mercadorias, prevendo-se que este ano as vendas não ultrapassem os 185 mil ligeiros de passageiros e os 40 mil de mercadorias. Para Hélder Barata Pedro, «este será o pior ano desde a recessão de 2003, podendo ocorrer o encerramento de vários stands um pouco por todo o País».

Para combater o cenário de «crise grave», Hélder Pedro solicita ao Governo a criação de uma linha de crédito especial para a aquisição de automóveis e maior apoio ao abate de veículos, passando o tempo mínimo de vida de dez para oito anos.

PUB

Relacionados

Últimas