Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES: «Espero que depósitos do BPP estejam salvaguardados»

Relacionados

Banco não deixa de parte hipótese de novo financiamento

(Notícia actualizada às 19h50)

O presidente do Banco Espírito do Santo (BES), Ricardo Salgado, revelou esta quinta-feira que espera «que os depósitos do Banco Privado Português (BPP) estejam salvaguardados».

PUB

Em conferência de imprensa, que serviu para a apresentação de resultados de 2008, Ricardo Salgado disse ainda que talvez «estaria disponível para um novo financiamento ao BPP caso se mantenha a garantia do Estado» e que se respeitem determinados parâmetros.

«Ainda não nos foi solicitado mais nada. Se formos chamados para participar em outra missão patriótica cá estaremos para analisar», refere, acrescentando ainda que o banco está disponível para «apoiar o país dentro dos parâmetros de solidez do BES».

Governo nacional «interviu bem»

No entender de Ricardo Salgado, o Governo português seguiu o exemplo dos Governos europeus de impedir a degradação do sistema financeiro e de evitar a falência de bancos como o americano Lehman Brothers. «O Governo nacional interviu nesse âmbito e interviu bem», salienta.

Recorde-se que o BES é um dos seis bancos nacionais que ficou de emprestar 450 milhões de euros ao BPP, para salvar a instituição financeira outrora presidida por João Rendeiro.

Na altura, o Banco de Portugal explicou que, como contrapartida, o Estado vai conceder garantias às seis instituições financeiras.

O BES ficou de emprestar 80 milhões, enquanto a Caixa Geral de Depósitos e o BCP avançaram com 120 milhões. O Santander Totta contribui com 60 milhões, o BPI com 50 milhões e a Caixa Agrícola com 20 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas