Já fez LIKE no TVI Notícias?

Próximo ano vai trazer dias negros para os bancos

Relacionados

Principal problema vai ser os altos níveis de incumprimento

O próximo ano vai ser muito difícil para os bancos portugueses. Quem o diz é Luís Gravito, director do The Boston Consulting Group (BCG) em Portugal, que aponta para uma subida dos níveis de incumprimento, alertando que os efeitos da crise vão estender-se até 2011.

«Estamos a meio, senão no início, da grave crise e o próximo impacto [sobre a banca] está relacionado com o aumento dos níveis de incumprimento», disse o responsável à Lusa.

PUB

«Suspeito que os bancos portugueses tenham um ano muito difícil em 2010. O incumprimento é a nova onda de choque sobre o sistema financeiro e, possivelmente, o cheque da economia real será mais grave em Portugal do que noutros países», acrescentou Luís Gravito.

Uma opinião reiterada por Ignazio di Torrepadula, responsável do BCG especializado no sector bancário, que disse que «a cada ano de recessão correspondem três ou quatro anos de perdas na banca».

Consultoras «falharam completamente»

O mesmo estudo aponta ainda o dedo às empresas de consultoria, afirmando que «falharam completamente» na avaliação dos activos da banca, por causa dos custos de financiamento.

«Depois de cinco anos muito bons, as pessoas pensavam que o ciclo de ganhos ia durar para sempre, mas os activos estavam a ser valorizados ao máximo e não havia experties suficientes para perceber que a situação não era sustentável», disse Ignazio di Torrepadula.

PUB

Relacionados

Últimas